Geral

Você se sente produtiva (o)?

Você é produtiva (o)?

Você é daquelas pessoas que faz tudo ao mesmo tempo ou prefere se concentrar em uma tarefa de cada vez?

Sempre fui muito ativo e sem me dar conta, já estava fazendo várias atividades ao mesmo tempo. Isso pra mim, sempre foi um sinal de maior produtividade.

Multitarefas

No entanto, por vezes, pela natureza da minha atividade, tinha que parar, focar e me concentrar em algumas tarefas que pediam exclusividade, como por exemplo, quando tinha que escrever algum artigo ou desenvolver algum procedimento ou planilha nova para minhas consultorias.

Nessas ocasiões, percebia o quanto meu trabalho rendia mais. Resolvi então aplicar essa técnica com outras atividades e me tornar mais “monotarefa”. Com isso ganhei eficiência em minha produtividade.

Produtividade em alta

Entendi a importância da ACABATIVA, que de acordo com Stephen Kanitz (consultor de empresas e conferencista brasileiro), é a capacidade que algumas pessoas possuem de terminar aquilo que iniciaram. Me sentia frustrado em constatar que muitas idéias que tinha, não se concretizavam. 

Recentemente, li o livro “Produtividade para quem quer Tempo, do Geronimo Thelm, em que ele aborda entre outros assuntos, a questão de ser monotarefa ou multitarefa e afirma que as pessoas que fazem uma única tarefa por vez produzem de 20% a 30% mais do que aquelas que são multitarefas. 

Para se ter uma ideia, em uma escala de tempo, um monotarefa leva de 7 a 8 horas para fazer a mesma quantidade de atividades que o multitarefas demora 10 horas. 

Tratava-se de algo, que em minha experiência empírica já havia comprovado.

Quando estou em consultoria, é muito comum ouvir dos meus clientes da Indústria da Diversão e do Entretenimento, Buffet Infantil, Casa de Festas, Parque, Brinquedoteca, Empresa de Decoração ou Empresa de Animação e Recreação, que o dia a dia desse tipo de negócio é muito confuso, com inúmeras demandas e detalhes que consomem energia, tudo isso ao mesmo tempo! E a reclamação mais comum é “O dia passou e tive a sensação de que não fiz nada”.

Você já teve essa sensação? Isso na maioria das vezes acontece porque o empreendedor está fazendo tudo ao mesmo tempo e tem a sensação que não fez nada muito produtivo. 

O que costumo dizer é sobre essa questão de ser monotarefa.

Definição de Prioridades

Não é possível administrar o tempo, a forma como o medimos não é passível de mudança, um dia sempre terá 24 horas, 1 hora sempre terá 60 minutos e 1 minuto sempre terá 60 segundos. Logo, não podemos administrar o tempo, mas sim como dedicamos nossa energia a partir de nossas prioridades. Hoje, defino uma prioridade no dia e não inicio outra tarefa até ter concluído o que estabeleci como prioritário.

É ótimo sentir a sensação de produtividade alta e verificar o resultado de algo feito com princípio, meio e fim. Antigamente possuía diversas tarefas em aberto, não conseguindo concluir nenhuma ao longo do dia.

Felicidade em produzir

Por vezes vale a pena sentar e se focar em algo que realmente seja produtivo e transformador para o negócio e se concentrar nessa atividade exclusivamente: Um procedimento, a organização de um mailling importante, um plano estratégico de marketing, etc. Pequenas e múltiplas tarefas, que fazem perder o foco e que acabam conturbando o dia, pergunto se não é o caso de terceirizar, passar para os colaboradores que trabalham na empresa. Quem é multitarefa, tende a querer concentrar as atividades e fazer tudo ao mesmo tempo e por vezes acabam não sendo efetivos e comprometem a produtividade e as estratégias que realmente precisam ser realizadas.

Que tal, caso você seja um multitarefa, experimentar seu um monotarefa? Pode ser difícil no primeiro momento, mas acredito que você irá se surpreender! Espero que tenham gostado da dica!

Referência Bibliográfica

O maior sofrimento da falta de produtividade não é viver estressado e preocupado. É quando você passa por incompetente por não entregar o projeto com excelência. É deixar nos seus clientes a impressão de que não se importa com eles, pois está sempre atrasado. É trabalhar muito, mas nunca ter dinheiro por não trazer resultados para a empresa. É nunca conseguir programar uma virada de vida, porque não sobra tempo nem para fazer o que já existe no dia. E ainda por cima transmitir a imagem de que não ama o cônjuge e os filhos, pois você nunca está presente na vida deles.  Aprenda a criar tempo para fazer tudo o que precisa ser feito e ainda conseguir cuidar de si mesmo.