Geral

BRINCAR É COISA SÉRIA!

 

E aí bora brincar?

Os educadores, sejam eles da educação formal e não-formal, bem como os pais podem utilizar o jogo como meio para o desenvolvimento das crianças e jovens, oferecendo-lhes oportunidades para criar, explorar, divertir e experienciar os jogos. Em um espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Nele, os adultos podem atuar como o “Educador do Brincar”.

Pensar na infância nos traz saudades de um tempo que não volta mais. De um tempo onde brincadeiras, jogos e fantasias estavam presentes em diversos momentos.  O que você fazia na sua Infância? Quando éramos crianças, a verdade estava na nossa imaginação – onde éramos as princesas no castelo ou os cavaleiros em brilhantes armaduras matando o dragão. Em nossas mentes podíamos fazer qualquer coisa! Sonhar, fazer de conta, agir por impulso e correr risco eram situações permitidas no Mundo da Infância. Momentos mágicos, memoráveis, coloridos e únicos são criados na infância.

O brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.

 

O que é o Brincar e o Jogo?

A vivência e a experiência com as brincadeiras servem de elo entre a relação do indivíduo com a interior e realidade externa. O brincar é caracterizado como um ato de diversão, conferindo enorme dimensão simbólica e a existência de regras simples, sendo fundamental, em potencial, para o desenvolvimento integral das crianças a partir do seu nascimento.

Já o Jogo, consiste numa ação prazerosa, realizada de livre arbítrio, onde cada participante vai à busca de um sentimento de prazer. Essa atividade tem a existência das regras, as quais são pré-estabelecidas no início ou construídas durante a prática e devem ser cumpridas à risca; e tem por objetivo o desenvolvimento de alguma habilidade motora ou na sua aquisição, sendo essencial na vida das crianças a partir de 6 anos.

Por fim o brincar e o jogar contempla o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de autodescoberta e vivências da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais.

REFERÊNCIAS

SILVA, T. A. C.; GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado em Educação Física – Coordenador da Pós-Graduação em Lazer e Recreação -Presidente da ABRE – Associação Brasileira de Recreadores. Autor de 25 livros sobre Gestão, Educação Física e Educação. Diretor da KIDS MOVE CONSULTORIA, Educação ao Cubo e ENTRETENIMENTO SP. Diretor de Conteúdo da Página Brincadeiras e Jogos.

Contatos: www.professorpacoca.com.br / pacoca@professorpacoca.com.br

Página Brincadeiras e Jogos – https://web.facebook.com/BrincadeiraseJogos/